sexta, 30/07/2021, às 16:07

A importância das atualidades nos concursos públicos: saiba como ficar por dentro dessa disciplina e melhore seu desempenho nas provas!

Um tema que não raramente tem sua importância subestimada no universo concurseiro é o de atualidades. Mas o que muita gente não sabe é que um domínio pleno com relação a essa frente pode aperfeiçoar (e muito!) o nível de performance dos candidatos no sempre difícil processo de busca pelas aprovações.

No geral, as questões de atualidades cobradas nos certames englobam aspectos relacionados aos âmbitos social, político e/ou econômico, sendo sustentadas por grande interesse público. Contudo ainda há espaço (mesmo que bastante reduzido) para que algumas situações de exceção venham à tona e se tornem entraves a mais na tentativa de se obter um bom desempenho por parte do concurseiro.

Logo, tratando-se de algo provido por um poder de abrangência tão grande, quais são as melhores formas de se mergulhar fundo nas atualidades? Calma! O Blog do Concurseiro lhe dará ótimas dicas neste post.

Qual é o seu foco? 

É muito importante que você defina o quanto antes o segmento (área) do concurso que você almeja enfrentar. A partir disso, torna-se mais viável a tarefa de delimitar possibilidades quanto ao que pode ser cobrado tendo por base a referida disciplina.

Identifique o que merece sua atenção 

Outro aspecto relevante é: interesse público é algo sempre atrelado a assuntos que verdadeiramente possuem destaque no meio social. Ou seja, banalidades não são possíveis matérias-primas de questões sobre atualidades, e, sim, temas que suscitem amplos debates e digam respeito a um número considerável de pessoas, afetando-as direta ou indiretamente.

Desenvolver repertório argumentativo é essencial 

Para os “problemas” que vêm à tona diante do aprofundamento acerca de cada tema que foi estudado, é super indicado que você busque elencar soluções e desenvolver um bom repertório argumentativo a respeito. Fazendo isso você não apenas estará cumprindo uma etapa nesse trato com as atualidades, como também estará se preparando para a sempre temida redação para concursos públicos.

Saiba onde se informar  

Ninguém consegue se informar com qualidade de qualquer jeito. Nesse sentido, saber identificar as fontes que são mais confiáveis, desfrutar de pontos de vistas diferentes e bem fundamentados e ficar bem atento a possíveis resumos acerca dos temas principais constituem ações que tendem a fazer toda diferença com relação aos resultados almejados. Observar também as maneiras mediante as quais os assuntos são trabalhados pelas diferentes mídias também pode poupar um tempo precioso na preparação – tendo em vista que um dado meio de comunicação, embora sério, pode abordar pautas importantes de maneira muito superficial ou mesmo deixar a programação repleta de assuntos de menor importância, não atendendo assim às expectativas de quem deseja fortalecer os conhecimentos em atualidades.

Comente!