quarta, 21/10/2020, às 09:10

Fique por dentro de algumas dicas preciosas que podem fazer toda diferença na melhor fixação dos conteúdos na sua mente e se aproxime das aprovações

Conseguir a tão sonhada aprovação num concurso público nunca é uma tarefa das mais fáceis, não é mesmo? Mas com a preparação certa essa meta fica bem mais próxima de ser realizada. E um dos pontos que mais devem ser levados em conta nesse contexto tão desafiador diz respeito às estratégias de memorização das quais você pode se utilizar para fixar de forma eficiente os conteúdos na sua mente e assim ir bem nas provas.

Primeiro há de se ressaltar que nenhuma técnica irá funcionar devidamente se não houver muita disciplina e muito planejamento por parte dos concurseiros visando o melhor entendimento das mesmas. No mais, fique atento a essas dicas:

1. Faça marcações nos textos 

Marque nos seus materiais de estudos os trechos que são merecedores de maior destaque. Saber fazer a seleção do que é mais relevante e que, por consequência, tem uma maior probabilidade de ser cobrado nas provas pode fazer toda diferença.

2. Planejamento é essencial 

Use seu autoconhecimento ainda mais a seu favor: elabore um cronograma de estudos que possa contemplar de forma equilibrada desde as disciplinas com as quais você tem mais facilidade até aquelas com as quais você tem uma maior dificuldade, ou seja, busque sempre fazer um estudo intercalado e bem distribuído.

3. Torne-se “professor”

Que tal você gravar uma aula sua? Uma das maneiras mais efetivas para se aprender definitivamente um conteúdo consiste na explanação do que foi estudado e que ainda está bem vivo na memória. Quanto mais você fizer esse exercício, mais enraizados ficarão os conteúdos na sua mente.

4. Faça revisões com frequência

 Essa é uma das técnicas mais famosas e antigas de memorização. Faça anotações e resumos, utilize-se de mapas mentais, crie flash cards e até mesmo fichamentos. Além disso deve ser mencionada também a disponibilidade (em meios como a internet, por exemplo) de métodos bem específicos que, por suas vezes, podem ter eficácia variável de pessoa para pessoa. Por isso seria interessante você pesquisar a respeito dos mesmos e definir qual deles melhor se ajusta ao seu processo de estudos no intuito de que você possa obter os melhores resultados.

E aí, você gostou dessas dicas? Se gostou, compartilhe esse conteúdo tendo a certeza de que o CEV Concursos sempre será um dos seus grandes parceiros na sua busca pelas tão desejadas aprovações nos certames públicos.   

 

Comente!