Atenção, concurseiro! Mantenha seus estudos em dias mesmo na quarentena.
  terça, 31/03/2020, às 12:03

Atenção, concurseiro! Mantenha seus estudos em dias mesmo na quarentena.

O mundo inteiro está vivenciando uma fase atípica e muito séria. São muitas as preocupações e os perigos que nos rodeiam nesse momento. Mas é necessário que você, concurseiro, não deixe de lado seus estudos e termine perdendo tudo que já aprendeu até aqui. A Covid-19 vai passar, e quando isso acontecer você precisa estar num estágio de preparação condizente com a realização das suas metas de aprovação.

PLANEJAMENTO É ESSENCIAL

Nesse sentido, como é de se esperar, alguns aspectos precisam ser revistos em meio a tão problemático contexto: “Esse período da quarentena exige do aluno uma nova rotina. Depois de passado esse momento que chamamos de “negação” (no qual se nega o que está acontecendo, o fato em si) é hora de adaptação (por meio da qual há uma mudança na rotina). Então o concurseiro precisa fazer um planejamento. Se não houver organização, não haverá produtividade”, afirma Márcio Lima, professor e coordenador do CEV Concursos.

Essa missão fica mais fácil na medida em que as suas prioridades vão sendo redefinidas de forma compatível com seus interesses: “Primeira coisa é parar e listar todas as tarefas que você precisa fazer todos os dias. Logo você poderá classificar essas tarefas em tarefas que você pode adiar (que não precisam ser feitas naquele momento); tarefas que você pode delegar (que outras pessoas podem fazer por você); tarefas que você pode excluir (as que não têm necessidade de realização) e tarefas que você precisa fazer (que são, nesse caso, as mais importantes). É necessária a definição de horário pra tudo a fim de que um novo ciclo de estudos seja criado nesse período. Você pode e deve manter o equilíbrio, mas é preciso que se mantenha uma certa frequência de estudo (entretanto, se for possível que você consiga umas horas a mais com os conteúdos, é bom que aproveite para focar nas matérias que você tem uma maior dificuldade)”, acrescenta o professor.

FORTALEÇA SUA SAÚDE MENTAL

A motivação é peça-chave do sucesso em qualquer contexto da vida. Por isso, quando não estiver estudando ou descansando, busque se dedicar a atividades que lhe ofertem algum tipo de prazer – uma vez que isso também será importante para que haja eficácia nas suas atividades de concurseiro. Logo, veja aquela série legal que você deixou de lado por falta de tempo; tente fazer algum tipo de atividade física, mesmo que em casa; na medida do possível, tente se alimentar de uma maneira mais saudável; tente meditar, e/ou se apegar a qualquer novo tipo de prática (hobby) que se reflita de forma positiva no seu dia-a-dia. Isso tudo fará muita diferença.

No mais, cuide-se! Reforce os hábitos de higiene e busque nutrir pensamentos positivos. Em breve, uma nova fase há de chegar e nós do CEV Concursos, claro, estaremos, como sempre, de portas abertas para você!

Comente!