sexta, 22/10/2021, às 16:10

Preparação para concurso exige controle de estresse

Ser testado em qualquer situação já é motivo para estresse e ansiedade, mas quando o teste em questão é o concurso que pode mudar sua vida, os sentimentos ganham ainda mais força e podem atrapalhar a concentração. Para não ceder à pressão, é preciso começar a trabalhar a inteligência emocional de forma a traçar estratégias para o momento da prova.

Cuidar do corpo e da mente é uma das primeiras regras para garantir que tudo que você aprendeu esteja de fácil acesso na memória. Na reta final de preparação para o concurso, desacelere e foque no seu bem estar, principalmente na noite anterior à prova. Uma boa noite de sono e alimentação saudável fazem toda a diferença para a concentração.

Exercitar a gestão dos pensamentos ajuda a manter a atenção plena. É importante ampliar o leque de sentimentos para questionar as sensações que surgem no momento da prova. Quando uma emoção inquietante surge, o ideal é evitar agir por impulso, mas refletir sobre os motivos de se sentir assim e buscar formas de manter a calma, como exercícios de respiração.

Para gerenciar as emoções, não existe fórmula mágica, o caminho é compreender que somos capazes de evoluir sempre. Quando aprendemos a reconhecer pensamentos perturbadores, temos a possibilidade de ressignificá-los. Ao invés de potencializar pensamentos de insegurança, por exemplo, você pode lembrar de todas as vezes que obteve sucesso ou mesmo que todos os seus concorrentes são seres humanos e também possuem fraquezas.

Enfim, entre inúmeras dicas para controlar o estresse e ganhar confiança no concurso, uma das mais importantes é também uma das mais simples: respirar! Uma respiração lenta e consciente acalma corpo e mente, sendo capaz de mandar embora os pensamentos que em nada ajudarão.

Comente!