Priorize seus estudos: fique atento às dicas que o CEV Concursos traz para que você diminua a procrastinação
  sexta, 24/07/2020, às 08:07

Priorize seus estudos: fique atento às dicas que o CEV Concursos traz para que você diminua a procrastinação

Quem nunca deixou alguma tarefa importante “para depois”, não é mesmo? Contudo, embora esse seja um comportamento comum, trata-se de algo que deve ser evitado na medida em que o mesmo se faz um obstáculo a mais (e dos grandes!) nas buscas pelas realizações de sonhos. O bom é que medidas simples fazem toda diferença nesse processo, conforme aponta o professor e coordenador do CEV Concursos, Márcio Lima: “A procrastinação nunca será eliminada por completo, mas pode ser diminuída. E a diminuição dela está muito ligada à organização do estudante. Então é necessário que o concurseiro tenha um planejamento diário e semanal, horário por horário, turno por turno”.

Todas as atividades devem estar devidamente previstas no seu cronograma, o que decerto inclui também as horas que serão destinadas ao lazer e ao descanso. Mas, nesse contexto, alguns detalhes precisam ser levados em conta: “Para o começo do dia é recomendável que sejam priorizadas tarefas mais difíceis, que não dão tanto prazer, para que possam ser executadas logo. Dividir o estudo em pequenos pedaços, dando mais intervalos também é importante. Propor a si recompensas por metas alcançadas (por exemplo: se você conseguir realizar determinada tarefa então poderá ir para academia, ou assistir a um filme, etc) a fim de que a motivação esteja sempre em alta é algo que também faz muita diferença”, diz o professor.  

Motivação é peça-chave

Ainda nesse ponto da motivação é necessário que você busque um autoconhecimento cada vez maior, e que esteja preparado para os altos e baixos que estarão devidamente reservados na sua trajetória: “Por que você começou? O que você quer realizar? O que você quer comprar? Com o que você sonha? Enquanto não houver um motivo muito forte para que seja gerada determinada ação, haverá procrastinação, haverá adiamento (daquilo que precisa ser feito). É fundamental que a todo momento (especialmente nos momentos de queda) o motivo que fez você começar seja lembrado. Isso não vai impedir, claro, que em determinados dias você não esteja bem, que tenha dias ruins, dias de pouca ou nenhuma produtividade. Por isso são tão importantes os momentos de lazer, a reserva de um tempo para aquilo que você gosta no intuito de que você não se cobre tanto (devendo tudo isso ser feito sempre com equilíbrio)”, acrescenta Márcio.

Mantenha-se focado 

Foco e motivação caminham juntos. Mas você sabe o que precisa fazer para se manter 100% focado? O professor Márcio lhe diz: “Foco, no sentido de concentração, está ligado à organização também. Gente organizada tem tendência a se concentrar mais. Está ligado também ao material (de estudo), que deve ser mais enxuto, mais rápido, algo que propicie um estudo mais ativo (isso ajuda na manutenção de uma maior disciplina)”.

Comente!