sexta, 13/11/2020, às 10:11

Você conhece o Método Pomodoro? Fique por dentro dessa importante técnica de estudos e veja se ela pode lhe ser útil

Você sabe o que é e como funciona o Método Pomodoro? Se não souber, fique tranquilo. O Blog do Concurseiro vai lhe dar uma completa noção acerca desse importante assunto.

O Método Pomodoro é uma técnica que funciona de maneira bastante simples e que promete resultados muito positivos se for aplicada da maneira correta.

Em que consiste?

Planejamento e concentração são bases para o pleno funcionamento desse método. Logo, primeiramente você precisará definir os assuntos que serão estudados no dia e definir prioridades. Feito isso, você estudará aquilo que for mais emergencial por 25 minutos (use um cronômetro para controlar melhor esse tempo) com sua máxima concentração, evitando ao máximo possíveis interrupções. Em sequência aos 25 minutos, você deverá fazer uma pausa de 5 minutos (devendo riscar da sua lista de prioridades a tarefa em questão no caso dos minutos iniciais terem sido suficientes para executá-la).

Depois do primeiro descanso, inicie mais um período de 25 minutos (com o mesmo empenho do anterior!). Faça quatro períodos de 25 minutos, levando sempre em conta as pausas de 5 minutos. Ao final de um ciclo de Pomodoro (composto pelos 4 períodos citados), você poderá descansar de 10 a 30 minutos (no máximo), e assim sucessivamente.  

Saiba utilizar os intervalos

Evite mexer no celular ou fazer qualquer outra atividade que possa lhe distrair além do tempo estabelecido para os intervalos. Vá ao banheiro, beba água, se quiser comer algo também é possível (desde que bem rapidinho) ou mesmo faça um alongamento. Essas pausas são importantes para que seu cérebro seja condicionado de uma forma mais otimizada, fazendo com que você possa obter os melhores resultados.

Grande importância

O Método Pomodoro pode lhe ajudar a definir de forma mais eficiente aquilo que deve ser priorizado na sua preparação para os concursos. Ajuda também a aumentar seu foco e a otimizar o tempo que você destina aos seus estudos. Logo, avalie se esse método é viável para você e, em caso afirmativo, aproveite-o da melhor forma possível.  

Comente!