Você conhece o Método Robinson (EPL2R)? Não? Então fique por dentro de mais essa importante técnica de estudos
  quarta, 25/11/2020, às 09:11

Você conhece o Método Robinson (EPL2R)? Não? Então fique por dentro de mais essa importante técnica de estudos

O Método Robinson é apontado por especialistas como uma técnica de estudos que contempla todos os pilares do processo de aprendizagem. E através da sigla por meio da qual ele também é conhecido (EPL2R) esses pilares logo vêm à tona, ou seja: 1. Explorar; 2. Perguntar; 3. Ler; 4. Rememorar; 5. Repassar.

Explorar

Essa primeira etapa consiste no estabelecimento de uma relação mais geral com seu objeto de estudo, devendo haver uma exploração mais superficial daquilo que se pretende estudar. Nesse momento, é muito importante que você se deixe guiar pela curiosidade, leia os títulos, tópicos e subtópicos, tentando descobrir alguns dos propósitos que nortearam a exposição do assunto em questão. 

Perguntar

Agora você irá “conversar com a obra”, com o texto que foi lido, levantando possíveis dúvidas (sejam elas grandes ou pequenas, aparentemente “triviais” ou mais complexas). Em seguida, deverá ser feito um levantamento das mesmas para que no momento mais oportuno você possa levar ao conhecimento do professor.

Ler  

Agora você precisará ser mais detalhista. A ideia é que você possa – através de uma leitura profunda e atenta – desenvolver um senso crítico com relação aos assuntos estudados. É importante que você saiba identificar as partes mais relevantes e aquelas que não necessitam de demasiada atenção. Nesse momento você poderá grifar tudo que for merecedor de destaque (isso será importante especialmente na hora da revisão).

Rememorar

Você deverá fazer um resumo mental do que estudou e, na sequência, colocar o mesmo no papel. Isso lhe ajudará a consolidar o que você já entendeu muito bem e lhe fará enxergar aquilo que precisa de um reforço maior. O ideal é que essa etapa seja realizada ao final de cada sessão de estudo ou de cada mudança de capítulo.

Repassar 

É chegada a hora de uma análise mais meticulosa acerca de tudo que foi estudado. Faça um apanhado de todas as suas anotações, resumos e afins no intuito de otimizar esse momento. Procure discutir temas importantes com seus colegas, interagindo com diferentes pontos de vista. Isso será importante para aumentar seu próprio repertório argumentativo e, consequentemente, para potencializar os resultados de todo seu esforço.

Comente!