terça, 22/06/2021, às 14:06

Você sabe o que é o TAF e o que você deve priorizar na sua preparação para encará-lo?

Obter um bom desempenho nas provas tradicionais de concursos públicos já é uma tarefa que costuma ser das mais desafiadoras. Contudo, para quem almeja ingressar na carreira policial (e outras), há um obstáculo adicional que é visto como uma espécie de “bicho-papão” dos mais perigosos: o famoso Teste de Aptidão Física, ou simplesmente, TAF.

O que é o TAF? 

O TAF diz respeito a uma etapa de caráter eliminatório que é exigida de forma posterior às avaliações teóricas. De forma mais específica, é um conjunto de exercícios físicos (devidamente previstos no edital) mediante os quais os candidatos deverão atingir um nível de performance que possa ser minimamente condizente com os critérios que determinam a aprovação.

Como se preparar de forma adequada para o TAF?

 

Primeiramente, há de se ressaltar que a preparação para o TAF deve ser iniciada assim que o candidato faz a escolha por um certame que inclui essa etapa de avaliação. Muitos candidatos só levam o TAF em conta depois que têm certeza de que foram aprovados nas provas teóricas e isso dificilmente dará vida aos resultados esperados. Uma preparação feita com antecedência é fundamental.  

Buscar apoio profissional é outra dica altamente importante. Um bom planejamento de treinos tende a fazer toda diferença para os resultados almejados. A partir disso, é necessário que se tenha uma constância, uma frequência realmente adequada nessa preparação, devendo haver, contudo, o máximo respeito ao tempo de descanso que é tão necessário para o corpo e, consequentemente, para o ganho de performance.

Estudar bem o edital e saber focar nos exercícios que nele estão previstos é uma dica que parece óbvia, não é? Mas é algo que muitos não levam em conta e acabam pagando um alto preço por essa desatenção. Saber priorizar a alimentação, fazer simulações acerca do que deverá ser enfrentado no dia do TAF e executar os treinamentos em horários mais adequados (do ponto de vista climático) são outros aspectos que têm tudo para ser de grande valia para quem os considerar na prática.

Vale ressaltar 

Com a pandemia da COVID-19 ainda em curso, é claro que essa preparação ganhou um quê a mais de dificuldade. Mas, havendo o devido respeito com relação aos conhecidos e altamente necessários protocolos de saúde (no que se referir especialmente às atividades feitas fora de casa), essa rotina de exercícios físicos tem tudo para ser devidamente executada sem maiores alterações. Equilíbrio, mais do que nunca, é uma palavra-chave nesse contexto.

Comente!